Anúncio
BelezaBrasilBrasíliaComportamentoDecoraçãoDestaqueDistrito FederalDiversosEntretenimentoFamososGoiâniaGoiásLazerManchetesModaNotíciasPolíticaRio de JaneiroSão PauloSaúde

Tecnologia Brasileira Revoluciona Controle de Mosquitos: Armadilha Inovadora Combate Aedes Aegypti e Pernilongos

Avalie post

Cientistas brasileiros alcançaram um marco significativo no combate aos mosquitos transmissores de doenças, como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense desenvolveu uma solução eficaz e acessível chamada MataAedes, uma armadilha que promete revolucionar o controle desses insetos.

Diferentemente de muitos produtos disponíveis no mercado, o MataAedes não agride o meio ambiente nem causa danos aos animais, como destaca Adriano Rodrigues de Paula, um dos principais autores da pesquisa. “Trata-se de uma alternativa não tóxica e de simples utilização. Basta abrir a armadilha e colocá-la sobre um móvel para que comece a agir, eliminando os mosquitos adultos. Com uma durabilidade de 30 dias, funciona incessantemente, dia e noite, oferecendo um controle eficaz da população de mosquitos. Além disso, é totalmente biodegradável e descartável, apresentando vantagens promissoras em relação aos produtos convencionais.”

O funcionamento do MataAedes baseia-se em um fungo, que atrai e extermina os mosquitos em até 48 horas após a exposição. Segundo o pesquisador, esse fungo, encontrado naturalmente em ambientes como florestas, foi isolado e cultivado em laboratório para desenvolver a formulação ideal para as armadilhas. “Criamos um ambiente que simula o habitat preferido dos mosquitos para repouso e esconderijo. No entanto, eles acabam encontrando a morte devido à contaminação pelo fungo presente na armadilha.”

Após mais de uma década de testes rigorosos, análises detalhadas e controle biológico, os resultados são altamente encorajadores. As residências que adotaram o MataAedes experimentaram uma redução impressionante de cerca de 80% na população de mosquitos, em comparação com aquelas que não utilizaram a armadilha. Esse dispositivo representa uma adição valiosa às estratégias de controle do Aedes aegypti e dos pernilongos, devendo ser empregado em conjunto com outras medidas, como a eliminação de criadouros e a instalação de telas em janelas. A redução da população de mosquitos, por sua vez, contribuirá significativamente para a diminuição dos casos de dengue, zika e chikungunya.

O estudo recebeu apoio financeiro crucial da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A aplicação bem-sucedida do MataAedes em mais de 200 residências, estabelecimentos comerciais e espaços públicos em Campos dos Goytacazes e Barra de São João, no noroeste fluminense, confirma sua eficácia e promete um avanço substancial no controle dessas doenças transmitidas por mosquitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo